Quando falamos sobre negociação, cada pessoa tem uma experiência particular, e de certa forma, não é tão fácil transmitir algo tão complexo.
Muitas vezes temos a percepção que negociar é simplesmente conciliar. Agora, o caminho a ser percorrido para chegar ao consenso entre as partes envolvidas é o que deve ser levado em consideração para melhor solução do conflito.
Vivenciamos a negociação a todo o momento na vida em condomínio, entre os moradores, empregados, fornecedores, prestadores de serviços, órgãos públicos, dentre outros.
Cabe ao sindico desenvolver qualidades que possam realmente atender os interesses de todos os envolvidos, principalmente dos condôminos.
Certos requisitos devem ser explorados para que o sindico atue com consonância aos interesses do Condomínio, devendo transmitir transparência, responsabilidade com sua função, mostrando estar bem informado sobre os assuntos do dia-a-dia, ser competente e ter bom senso, muitas vezes reconhecendo o equivoco que tenha cometido, buscar o resultado que leve a razão do seu sucesso como administrador, dando prioridade as pessoas.
Focando um pouco mais na negociação, cabe ao sindico trazer a resposta que se encaixe mais favorável para o término da Divergência existente. Citando como exemplo algo muito comum no condomínio que é a inadimplência, dar opções para que o inadimplente busque fechar o acordo, facilitando a forma de pagamento. Na busca mais prudente para a administração da inadimplência, pode o sindico reduzir custos e contenção do aumento das dívidas; agendando evento especifico para a cobrança e composição extrajudicial dos inadimplentes, manutenção de banco de dados atualizado das dívidas; agendando evento especifico para a cobrança e composição extrajudicial dos inadimplentes, manutenção de banco de dados atualizado.
Sempre recomendamos, para aperfeiçoar e profissionalizar a administração e cobrança de cotas em atraso, a parceria com empresas especializadas em cobranças extrajudiciais, cujos profissionais tem experiência para evitar retardo, sem jamais perder o foco da recuperação de créditos e diminuição da inadimplência.
Neste caso ainda, temos que ressaltar: a negociação não é significado de concessões demais ao inadimplente, pois o mesmo pode ser tornar um contumaz mal pagador.
Caso o condomínio esteja em situação de caixa diminuto, e alguma dificuldade para cumprir os compromissos com os prestadores de serviços, liste todos os débitos existentes e priorize sempre os que tenham maiores juros/multas; ambos os envolvidos tem interesse no fim do impasse.
Como os condomínios residenciais não têm como objetivo principal o lucro, o foco central dos moradores é a manutenção de seu patrimônio, cabendo ao sindico desenvolver a melhor gestão, buscando a negociação dos embates, pois sempre será o desfecho mais viável.
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